domingo, 25 de setembro de 2011

Biografia

Silvio Moacir Russo nasceu em 09 de maio de 1934 em São Paulo (Capital). Desenhou desde os quatro anos e aos dezesseis já era um profissional das artes. Trabalhou em muitas atividades relacionadas à arte, entre elas: vitrinista, cenógrafo, modelador, desenhista técnico, desenhista de histórias em quadrinhos, ilustrou revistas médicas, capas de livros e atos teatrais.                                                                                                          
 Fez curso de artes e desenho na extinta Escola de tecnologia Labor SP, orgão de ensino anexo a Escola Getúlio Vargas (fundada em 1953).
Sua pintura passou por inúmeras fases, técnicas e materiais diferentes, incluindo esculturas em barro e madeira. Mas o que o consagrou foi o traço em branco e preto, denominado por ele por “Biopsíquico” em 1966.
“Procuro retratar de maneira fiel e consistente a realidade psíquica do ser humano, sendo revelações de forma de vida no meio comunitário, baseado em temáticas sociais do País. Este estilo biopsíquico nada mais é do que a exteriorização do conteúdo interno das figuras humanas, elaborado em grande parte através da pintura e do traço, tanto sobre tela como sobre papel.”
Ainda em São Paulo, Russo teve contato com grandes nomes do meio artístico, como o diretor técnico do MASP, Pietro Maria Bardi, que  certa vez escreveu: “ As obras de Russo contém valor bem brasileiro, com uma técnica original podendo ser considerada a única no mundo.”
Com obras no acervo de importantes centros de preservação da cultura brasileira e das artes plásticas, como o MASP e a Pinacoteca de São Paulo, além da Assembléia Legislativa, Russo também foi reconhecido no exterior, tendo feito exposições em vários países da América Latina.
Recebeu inúmeros convites oficiais de municípios paulistas para mostras e palestras sobre arte e seu estilo próprio.
Participou como crítico e jurado de cerimônias, simpósios artísticos e exposições, em várias áreas das linguagens Artísticas.
Foi filiado a Associação Internacional de Artistas Plásticos, Associação Paulista de Belas Artes e Sindicato dos Pintores Artísticos do Estado de São Paulo.
Expôs no XVII Congresso Mundial de Odontologia, no Anhembi em São Paulo, I e II Salão de Artes de Penápolis e Salão de Artes de Riberão Preto como convidado.
Viveu em Goiania, onde manteve um ateliê por um período e executou inúmeros trabalhos.
Expôs em diversas capitais brasileiras e em mais de 80 de municípios.
Silvio Russo chegou em Araçatuba no ano de 1971 a convite do proprietário do antigo restaurante “O Carreteiro”, onde produziu um mural (3,50m x 20m) e seis painéis.
Viveu em Araçatuba por 12 anos, onde manteve seu ateliê.
Executou inúmeras e importantes obras para o município, desde em orgãos públicos até estabelecimentos comerciais. Entre as quais pode-se citar:
·        O mural da Capela Salesiana incluindo o Cristo em cobre;
·        O mural interno da atual Secretaria da Cultura, antigo INTEC;
·        O logotipo dos Jogos Abertos de 1979;
·        Quadro oferecido ao Corpo de Bombeiros de Araçatuba;
·        130 telas para a rede de Hotéis Chamonix;
·        Telas, pratos e cardápios para a antiga Churrascaria Gaúcha;
·        Além de coleções particulares.
Russo trabalhou com gravuras, ilustrou cartões de Natal e constantemente se envolvia em projetos infantis, pintando personagens que ele mesmo criava.
Mantinha semanalmente uma coluna no jornal Folha da Região, onde falava sobre artes plásticas.
Durante todo o período que residiu em Araçatuba, sempre destacou o nome da cidade em suas obras, junto com sua assinatura, levando assim o nome da cidade para muitas partes do mundo.
Mudou – se em 1983 para Campo Grande (MS), mas sempre voltava para Araçatuba com novos projetos e exposições.
Silvio Russo faleceu em 03 de fevereiro de 1997, na cidade de Pedro Juan Caballero (Paraguai) aos 63 anos, vítima de diabetes.
Hoje existe um acervo de mais de três mil obras espalhado por todo o mundo.
No ano de 2000 foi realizada uma exposição no Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon, para homenagear esse artista que tanto lutou pela arte e deixou um legado de obras para as próximas gerações.
Em 12 de setembro de 2007 foi inaugurada a “ASSAOC”, Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, que na unidade de Araçatuba, em homenagem à sua contribuição artística para a 9ª região da Noroeste do Estado de São Paulo recebeu seu nome. Atualmente a instituição é reconhecida por Oficinas Culturais Silvio Russo.
No ano de 2010, foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso “Silvio Russo – patrimônio cultural da fronteira Brasil/Paraguai” para a obtenção de licenciatura em Artes Visuais, das Faculdades Magsul em Ponta Porã.
Em dezembro de 2011 será realizado o lançamento do documentário “Silvio Russo – obra e vida em preto e branco”, a conclusão do restauro do painel no MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas, e o tombamento de algumas obras pertencentes a órgãos do Estado de São Paulo.  

2 comentários:

  1. Boa tarde! Tenho dois quadros desse fantástico artista e gostaria de vendê-los, conhecem alguém que gostaria de comprar? Meu whatsapp 67 99128 7933.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho 3 obras originais dele,eu queria avaliar essas obras para venda.

    ResponderExcluir