Mural interno da Capela.
Título: "Dom Bosco distribui, através das crianças, o amor oferecido por Deus".
Medida: 3.00m x 8.5m (cada).
Técnica: Traço sem esboço prévio, dimencionamento ou linha de distância, executado a óleo fosco.
Estilo: "Biopsíquico", catalogado sobre documento fornecido pelo Museu de Artes de São Paulo em março de 1972, expedido pelo seu titular e Diretor Técnico.
Tema: Dom Bosco separa e distribui seus pequenos apóstolos dos cinco continentes, que vindos de terras longinquas se concentram afim de levar ao mundo a mensagem de amor a Deus e ao próximo.
Campestres humildes, abastados, intelectuais, fundem-se numa só prece; "A CARIDADE".
Repisando os espinhos, carregam em olocausto, a coroa do Senhor, nos caminhos por onde terão que passar, afim de alcançarem a graça de servir ao Pai Celestial e a seus semelhantes.
Mural interno da Capela.
Título: "São Domingos Sávio, nosso pequeno emissário divino".
Medida: 3.00m x 8.5m (cada).
Técnica: Traço sem esboço prévio, dimencionamento ou linha de distância, executado a óleo fosco.
Estilo: "Biopsíquico", catalogado sobre documento fornecido pelo Museu de Artes de São Paulo em março de 1972, expedido pelo seu titular e Diretor Técnico.
Tema: DO MENINO SANTO, que ainda em tenra idade ja coadjuvava seu mestre MAIOR, na organização e orientação do apóstolado Salesiano.
S. Domingos Sávio, mostra aos amiguinhos o sinal Mór do cristianismo.
Representados pelos doze apóstolos, cada grupo de três, param extasiados seus afazeres diante da mensagem do mais recente santo jovem canonizado pela Igreja Católica.
O fulgor do sol, por suas linhas espessas, revela a claridade em seu sentido inverso das três colunas tronquiformes de origem européia, para prolongar-se e confundir-se com o mundo de concreto moderno.
Título: "A virgem e o Menino".
Medida: 1.00m x 3.00m.
Técnica: Policronismo de massa, com reflexos duros de luz e sombra dupla, polidimencionado.
Material: Óleo sobre parede.
Tema: A rigor dos preceitos convencionais de influência renascentista, a Virgem pisa sobre o sólido das novas formas de raciocínio religioso Católico.
"A simples Mãe que nina seu rebento Salvador".
Obs: Esse trabalho sofreu uma agressão. Um dos Padres do colégio onde ela se encontra, achou que tinha o direito de mandar "repintar" o rosto dessa "Maria", por achar que ela era "feia"... Santa ignorância!
A "Maria" ficou com cara de barbie...
A "Maria" ficou com cara de barbie...
Título: "São José"
Medida: 1.00m x 3.00m.
Técnica: Policromismo de massa com reflexos suaves e forte de luz e sombra, polidimencionado.
Estilo: Clássico com variações cubistas.
Material: Óleo sobre parede.
Tema: Livre das tradições condicionadas numa visão errônea de aparência, que traduzia conveniências da época, mostra São José em sua origem semita, não mais aquele cabisbaixo velhinho, adorno de presépios, mas, jovem, forte, digno do mister em ser o Pai Daquele que seria nossa orientação. "Jesus" com reflexos de bondade, porém enérgico, segura ou apoia-se à trave que um dia sustentaria os braços de seu Filho, como que em uma atitude premonitora.
Título: "Crucifixo".
Medida: 1.00m x 2.60m.
Técnica e material: Corte, martelado, repucho sem caloria, sem esboço, com emendas breves em diferentes moldes.
Solda estanho, polimento a mão, sobre cobre bruto.
Estilo: Modelagem
Tema: A eterna mensagem.
(detalhe da obra)
Título: "Sagrado Coração".
Medida: 0.80m x 2.05m
Técnica: Traço sem esboço prévio, dimencionamento ou linha de distância. Executado a óleo fosco.
Estilo: "Biopsíquico", catalogado sobre documento fornecido pelo Museu de Artes de São Paulo em março de 1972, expedido pelo seu titular e Diretor Técnico.
Tema: Jesus recebe em seu convívio o arrependimento dos filhos que o procuram.
Agradecimento do artista:
" Meus singelos respeitos a autora das obras explicando a "VIA SACRA" que numa maestria impecável de sutileza pictórica soube traduzir com pureza e serenidade a passagem das "ESTAÇÕES PARA O CALVÁRIO" , do Senhor nosso, Jesus Cristo".
Silvio Russo
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